A Startup Braga celebra o seu 11.º aniversário esta quarta-feira, dia 7 de maio. Fundada em 2014, já apoiou mais de 275 startups, que captaram mais de 500 milhões de euros e criaram mais de 2200 postos de trabalho. Reconhecida como um dos principais hubs de inovação da Europa, prepara agora a instalação de uma nova infraestrutura tecnológica no âmbito do projeto DeepTech BioHub. O mês de maio será dedicado à celebração, com várias iniciativas de capacitação nos seus principais verticais.
Ao longo do dia de hoje, o hub de inovação recebe uma comitiva do The Way Startup Summit, que promoverá o intercâmbio entre as startups da comunidade e cerca de 30 investidores espanhóis, provenientes de entidades como a ABANCA Invest, a ACCION, a BeAble Capital, a Bcombinator, a Draper B1 e a Elephant Capital.
Nos dias 8 e 9 de maio, a sede da Startup Braga recebe novas sessões formativas do programa Global Health Accelerator, centradas nos temas “Clinical Trials, Regulatory Affairs & IP" and "A View from Big Pharma Companies”. As sessões de 22 e 23 de maio decorrerão em formato online e abordarão o tema “Strategic & Regulatory Foundations" and "Leadership, Growth & Governance”.
Este programa, que arrancou a 10 de abril, reúne 12 startups, 60 mentores e 40 parceiros, com o objetivo de transformar o ecossistema da saúde. Em paralelo, a Startup Braga marcará presença na SIM Conference, acompanhada por 12 startups do seu ecossistema.
A 13 de maio, será lançada oficialmente a 8.ª edição da School of CEOs – sharp training for first-time CEOs, cuja primeira MasterClass terá lugar a 28 de maio, orientada por Graça Cunha Coelho, CEO da Cachapuz Bilanciai Group.
A Startup Braga voltará também a integrar a Semana da Economia, organizada pela InvestBraga. No dia 20 de maio, será dinamizada a sessão “Biotecnologia em Ação: O Projeto IberoBio como Plataforma de Mudança”, da qual o hub de inovação é parceiro. A participação na Mostra Empresarial, nos dias 22 e 24 de maio, mantém-se como presença habitual.
O mês terminará com um Investor Workshop e uma Investor Meeting com a COREangels Porto, bem como com a visita de alunos do IPVC, no âmbito do projeto “Leaders for the Future”, agendadas para o dia 28 de maio.
Desde a sua fundação até aos dias de hoje, o espaço de inovação apoiou mais de 275 startups — pré-acelerando cerca de 70 projetos, acelerando 141 startups e incubando mais de 130 negócios disruptivos. Ao longo dos últimos 11 anos, as startups da comunidade angariaram mais de 500 milhões de euros de investimento, registaram-se 7 exits e criaram-se mais de 2200 postos de trabalho.
Pelo segundo ano consecutivo, em 2025, a Startup Braga foi mais uma vez reconhecida como um dos melhores hubs de startups da Europa, ao garantir o 31.º lugar a nível global e o 4.º lugar a nível ibérico no prestigiado ranking do Financial Times, Statista e Sifted dos Principais Hubs de Startups da Europa 2025. Recorde-se que, em 2024, a incubadora de base tecnológica havia conquistado o 7.º lugar entre 125 incubadoras e aceleradoras europeias (3º lugar entre as suas congéneres da União Europeia).
No último ano, a Startup Braga coordenou, também, a elaboração da Manifestação de Interesse para a instalação de uma nova infraestrutura tecnológica, na área temática DeepTech BioHub, tendo a mesma merecido o parecer favorável do painel de peritos avaliadores. A 30 de dezembro, foi publicado o aviso para a submissão de candidaturas neste mesmo âmbito. Deste modo, este ano, o hub de inovação prevê iniciar os trabalhos para a instalação de um novo Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias (CVTT), com o objetivo de suprir uma lacuna de mercado na região e responder à crescente necessidade de validação laboratorial das startups.