Notícias
Inovar & Empreender | Luís Marques Mendes: "A inovação é o único caminho para Portugal"
A Startup Braga participou no evento "Inovar & Empreender: Spin-offs e interfaces da UMinho", realizado ontem na nave principal do campus de Azurém da Universidade do Minho, com um stand onde recebeu a visita de várias figuras de destaque, incluindo Luís Marques Mendes. O hub de inovação despertou grande interesse entre os participantes, que procuraram conhecer melhor o ecossistema de inovação.
Além da presença da Startup Braga, várias startups do ecossistema participaram no evento, entre as quais CriamKnowledge, Gripwise, OmniumAI, Pluggable e WellBeing Warrior, que estiveram representadas com stands. A e-Dynamics e a OmniumAI destacaram-se na sessão de pitching, enquanto a Ooze Nanotech teve um papel de relevo na sessão "Histórias de sucesso de inovação e empreendedorismo na Escola de Engenharia", com a cofundadora Filipa Fernandes a partilhar a sua experiência.
O evento contou com uma agenda diversificada, que incluiu uma palestra de Luís Marques Mendes, intitulada "Inovação e empreendedorismo como motor de desenvolvimento económico e social", na qual sublinhou a importância de Portugal adotar uma postura ambiciosa e inovadora para alcançar relevância internacional. "A ideia de que somos um país pequeno tem de acabar. Além de não sermos um país pequeno, não somos irrelevantes", afirmou. Acrescentou, ainda, que "a inovação é o único caminho para Portugal".
Ao longo do dia, decorreu também o INVESTMATCH, onde 11 entidades de investimento analisaram vários projetos e ideias de negócio numa sessão de pitching à porta fechada, promovendo um ambiente de ligação entre empreendedores e investidores.
A mesa redonda "Da ideia ao negócio – criação de spin-offs e start-ups" reuniu vários especialistas da área, que partilharam conselhos valiosos para os jovens empreendedores, incentivando-os a persistir, a serem resilientes e a aproveitarem os recursos disponíveis, como os oferecidos pela Universidade do Minho.
O evento encerrou com uma sessão dedicada a histórias de sucesso de inovação, com a participação de Eugénia Nogueira (Solfarcos), Narciso Moreira (Betweien), José Carlos Ramalho (Keep Solutions) e Filipa Fernandes (Ooze Nanotech), que destacou a importância de aprender com os erros ao longo da jornada empreendedora.