Notícias
Startup Braga anuncia 10.ª edição do Programa de Aceleração com nova premissa
Programa de Aceleração da Startup Braga regressa com premissa renovada — iniciativa de inovação concebida para capacitar startups em fase MVP que abordam desafios urbanos e societais, principalmente nas seguintes áreas: Sustentabilidade e Cidades Inteligentes, Economia Digital e Serviços Inteligentes, e Indústria e Construção do Futuro. Após dois anos de interregno, a 10.ª edição promete realçar o sucesso das edições anteriores, abraçando simultaneamente a inovação.
O Programa foi concebido para apoiar as startups, ajudando-as a validar e a definir o seu modelo de negócio, a construir um produto mais robusto e a alcançar novos mercados e consumidores, com o apoio de uma vasta rede de parceiros e mentores. A edição deste ano abre as portas a novas áreas de atuação: Sustentabilidade e Cidades Inteligentes, Economia Digital e Serviços Inteligentes, e Indústria e Construção do Futuro.
“Os tempos atuais exigem uma atenção redobrada às construções de futuro, com soluções sustentáveis e inteligentes capazes de responder aos maiores desafios da sociedade contemporânea”, explica o hub de inovação. Ao mesmo tempo, refletindo sobre o volume e a diversidade das candidaturas nos anos anteriores, a incubadora de base tecnológica afirma que estas apostas “não são uma novidade, mas sim uma oportunidade não aproveitada no seu pleno potencial até aos dias de hoje”. Assim, com os olhos postos na necessidade e na massa crítica existente, a Startup Braga procura projetos que queiram integrar a edição de 2026.
Calendarização, formato e prémios
A 10.ª Edição do Programa de Aceleração terá um formato híbrido, combinando sessões presenciais na Startup Braga ou no Forum Braga e sessões online. A iniciativa decorrerá entre 22 de abril e 30 de junho, será conduzida inteiramente em inglês e consistirá em seis bootcamps imersivos, sessões de mentoria com especialistas e acompanhamento da equipa da incubadora ao longo de todo o programa. Tal como nas edições anteriores, a incubadora de base tecnológica procurará estabelecer protocolos com os parceiros do programa, através de prototipagem, projetos-piloto e cocriação.
Além de integrar a rede de inovação da Startup Braga, que já prestou mais de 300 serviços de pré-aceleração, aceleração e incubação, apoiando mais de 350 projetos únicos que captaram mais de 550 milhões de euros de investimento, serão eleitas as três melhores startups, que receberão o devido reconhecimento.
Casos de sucesso de edições anteriores
Apresentam-se de seguida alguns exemplos de sucesso das últimas edições do programa. A Sword Health, que participou na 1.ª edição do programa, em 2014, tem atualmente uma avaliação de 3,6 mil milhões de euros. A PeekMed, que participou no mesmo ano, apresenta um investimento total captado de 5,3 milhões de euros. Em 2015, surge a Nutrium, com uma avaliação estimada entre os 40 e os 60 milhões de euros. Longe da área das tecnologias para a saúde, a Magikbee (2016), a AgentifAI (2017), a Leadzai (2018), a OSCAR (2019), a We Can Charge (2022), a PluggableAI (2023) e a Enline Energy (2024) somam um investimento acumulado superior a 38 milhões de euros, sendo de destacar a aplicação portuguesa de serviços para casa, que totaliza 15,2 milhões de euros (dados retirados do Dealroom da Startup Portugal).
As candidaturas estão abertas até 18 de março. As startups interessadas devem submeter as suas candidaturas através do seguinte endereço online: https://startupbrag.acceleratorapp.co/apply/program/10-acceleration-program-applications. Para esclarecimentos adicionais, está disponível o email info@startupbraga.com.