pedro almeida  ceo da mindprober Notícias

Parceria cria nova forma de interpretar as emoções dos fãs do desporto

Um jogo de futebol permitiu à startup MindProber, em parceria com a Eleven Sports, utilizar a sua tecnologia baseada na biometria para estudar as emoções dos fãs que assistiam ao jogo a partir do impacto do envolvimento emocional. O jogo em causa foi o confronto entre a Juventus e o Atlético de Madrid para a competião Champiosn League, realizado no dia 12 de Março e no qual o português Cristiano Ronaldo esteve em grande evidência, apontando os três golos da partida. Trata-se de uma parceria entre a MindProber e a Eleven Sports.

A MindProber, startup da comunidade da Startup Braga, monitorizou dezenas de espectadores enquanto assistiam ao jogo em direto, em suas casas. Durante o estudo, os participantes foram convidados a avaliar o que estavam a ver (indicando momentos que gostavam e momentos que não gostavam), através de uma mobile app, fazendo com que o sensor biométrico medisse as variações nos estados emocionais (mais/menos excitado). 

Com os dados recolhidos foi possível compreender a evolução das emoções dos espectadores ao longo de um conteúdo. Estes dados permitem uma compreensão do fenómeno a vários níveis: fazer escolhas mais acertadas em termos de edição; escolher os comentadores e narradores mais adequados; identificar momentos chave da transmissão, potencialmente úteis para a inserção de publicidade e patrocínios; entender e comparar o valor mediático de cada jogador (quais são aqueles que captam a atenção dos espectadores e geram mais impacto), um input que representa uma nova forma de lidar com os direitos de imagem dos jogadores.

Para Pedro Almeida, CEO da MindProber, “esta parceria resulta de um reconhecimento e validação do nosso trabalho, revelando as diferentes aplicabilidades da tecnologia da MindProber no mercado. Queremos colocar à disposição de grandes broadcasters como a Eleven Sports e de grandes anunciantes, mais e melhores ferramentas capazes de potenciar ganhos e de reforçar a sua estratégia.” 

Já Nuno Miranda, Head of Marketing & Communications da Eleven Sports, garante que “a Eleven Sports, desde que chegou a Portugal, tem procurado soluções inovadores com o objetivo de melhorar a experiência do seu produto em prol dos fãs. A parceria com a MindProber resulta de um conceito extraordinário que esta empresa apresenta ao mercado face ao modelo atual de medição de audiências. Através deste sistema inovador, poderemos saber com detalhe todos os momentos de maior emoção dos telespectadores durante um jogo de futebol, um Grande Prémio de F1 ou outro evento desportivo, o que nos irá permitir melhorar a interação com os nossos clientes e continuar a marcar a diferença em termos de inovação nas transmissões de conteúdos premium de desporto em Portugal”.

Monitorizar as reações dos fãs durante transmissões ao vivo constitui uma nova forma de medir o impacto do futebol. Métricas que permitem aos broadcasters, anunciantes, patrocinadores ou titulares de direitos de imagem capitalizar os melhores e mais impactantes momentos de diferentes eventos (neste caso, desportivos). Estas medidas são complementadas ainda com as avaliações comportamentais do público.

A MindProber tem testado a sua tecnologia juntamente com parceiros internacionais, em conteúdos longos e durante transmissões em direto, como corridas de Fórmula 1 e Moto GP e agora em jogos de futebol. A plataforma da MindProber permite avaliar o impacto emocional de conteúdos media através de medidas biométricas (ritmo cardíaco e condutância elétrica da pele) recolhidas através de um sensor portátil, e medidas comportamentais que permitem aos espectadores, através de uma app, partilhar a sua opinião. Os dados são recolhidos em tempo real e permitem analisar, segundo a segundo, as reações aos conteúdos apresentados.