dsc00156 6 Notícias

A InvestBraga foi uma das entidades distinguida nos European Entreprise Promotion Awards (EEPA). Na cerimónia de entrega de prémios, que teve lugar no dia 16 de julho, nas instalações do CEIIA em Matosinhos, a Agência para a Dinamização Económica de Braga arrecadou distinções em todas as áreas para as quais concorreu, tendo conquistado o primeiro lugar na categoria de Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e duas menções honrosas para o Espaço do Investidor e Startup Braga. 

“Este prémio constitui, acima de tudo, um reconhecimento do mérito do trabalho desenvolvido pela InvestBraga e pelo Município de Braga através do qual recebemos a distinção das boas práticas que procuramos implementar em conjunto com as nossas empresas e empresários”, afirmou Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga. 

Para Ricardo Rio, “este é um prémio que pertence, indiscutivelmente, a cada um dos Embaixadores Empresariais do Concelho, sendo este título uma responsabilidade acrescida, pois assumimo-nos como um modelo exemplar a seguir por outras instituições em toda a Europa”, referiu. 

Com o primeiro lugar na categoria de Desenvolvimento do Ambiente Empresarial entregue ao projeto ‘Embaixadores Empresariais do Concelho de Braga’, a InvestBraga vê reconhecida a iniciativa, que junta 29 Embaixadores Empresariais do concelho, para discutir sobre os fatores de atratividade económica do município, incentivar e dinamizar a economia local e partilhar desafios empresariais num contexto de melhoria contínua.

Para Ana Ferreira, Diretora da área de Dinamização Económica e Atração de Investimento, “este prémio é dos Embaixadores Empresariais de Braga, que acreditaram desde a primeira hora no projeto e têm assumido um papel crucial no desenvolvimento do ambiente empresarial de Braga e no apoio à InvestBraga naquela que é a sua missão de promover Braga a nível nacional e internacional”.

Sobre o ‘Espaço do Investidor, Via Verde ao Investimento’, distinguido com uma menção honrosa na mesma área, a responsável salienta que “esta é uma porta aberta para os empresários, os investidores e os parceiros. Este prémio só vem reforçar que estamos no bom caminho e dar força para que continuemos a trabalhar no plano estratégico de desenvolvimento económico”.

Já a Startup Braga, que apoia mais de 135 startups, destacou-se na área do apoio à internacionalização das empresas, tendo recebido uma menção honrosa pelo trabalho desenvolvido em prol do tecido empresarial bracarense além-fronteiras.

Visivelmente satisfeito pela segunda conquista da Startup Braga nos EEPA, Alexandre Mendes, responsável pelo hub de inovação da InvestBraga, considera que “este reconhecimento é reflexo do trabalho desenvolvido com e para as startups. Os projetos que apoiamos ultrapassaram a barreira dos 40 milhões de investimento angariado e muito deste investimento é captado precisamente para apoiar a entradas destas startups em mercados internacionais como o Reino Unido, os Estados Unidos ou LATAM”.

Por sua vez, Carlos Silva, Administrador da InvestBraga, destaca “a importância destes prémios na valorização do trabalho consistente que tem vindo a ser realizado pela InvestBraga e pelas diferentes equipas que compõem cada área de atuação da agência de investimento. E trazem ainda mais responsabilidade para o futuro, no qual queremos continuar a contribuir de forma decisiva para o crescimento económico da região”.

Recorde-se que os EEPA são uma iniciativa da Comissão Europeia (coordenada em Portugal pelo IAPMEI), alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020, que tem como objetivo potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa. Anualmente, são identificados os melhores projetos, em diversas categorias, que promovam o desenvolvimento económico de cada região do país. A sessão de encerramento da cerimónia esteve a cargo do Secretário de Estado da Economia, José Correia Neves.